CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    MATÉRIAS

    Especialista do ‘Sou da Paz’ defende liderança brasileira no tratado da ONU sobre comércio de armas

    Confira abaixo a reportagem da ONU-Nações Unidas no Brasil publicada em 13 de maio de 2013:

    “O Brasil tem um número muito alto de mortes por armas de fogo: aproximadamente 35 mil mortes anualmente.” O dado faz parte da argumentação do coordenador de controle de armas do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani, defendendo que o Brasil lidere o processo de implantação do Tratado de Comércio de Armas, que estará aberto na ONU no próximo mês para ratificação dos países.

    O Instituto participou como representante da sociedade civil das negociações nas Nações Unidas sobre o texto do tratado e orientou o Governo brasileiro a assumir uma postura de liderança no tema. Langeani concedeu uma entrevista sobre o assunto a convite do Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio).

    “Antes desse tratado não havia nenhuma norma internacional para regular este tipo de comércio, que é bilionário e que tem um impacto muito grande na segurança das pessoas”, diz o pesquisador. Assista ao vídeo:

    Política externa e liderança internacional
    No documento Brasil e o Arms Trade Treaty: Impacto e importância de um Tratado humanitário, publicado em 2012 pelo Instituto Sou da Paz, a organização não governamental afirma que uma atuação proativa no âmbito do tratado oferece várias oportunidades para consolidar prioridades da política externa brasileira.

    “O primeiro ganho vem de evitar perdas, ou o custo político de tensões e escândalos relacionados à exportação de armas que vez ou outra são sentidos por outros países ou destacados pela imprensa brasileira e mundial”, afirma o documento, fazendo referência a publicações sobre uso de armas produzidas no Brasil encontradas em países enfrentando violações de direitos humanos.

    “As negociações do ATT [Tratado de Comércio de Armas, na sigla em inglês] podem também ajudar o Brasil no refinamento e consolidação da sua maior prioridade conceitual em termos de política externa, a noção de ‘responsibility while protecting‘ [responsabilidade ao proteger]”, acrescenta o documento, citando a posição do Brasil de evitar o agravamento da violência em intervenções militares autorizadas pela comunidade internacional.

    “O Brasil tem muito a ganhar com maior liderança, visibilidade e convergência com seus parceiros, em termos de posição e postura nas negociações do ATT.”

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações