CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    MATÉRIAS

    A cura para a epidemia de homicídios no Brasil

    Artigo publicado pela Carta Capital em 20 de janeiro de 2014:

    Primeiramente, a grande maioria das vítimas é pobre, homem e negra ou parda. Também a maioria dos homicidas é composta por homens entre 18 e 30 anos dos estratos de mais baixa renda. Espantosamente, em 80% dos casos solucionados vítima e criminoso se conheciam. A maioria das vítimas foi morta perto de sua casa. Talvez ainda mais desconcertante seja o fato de que a polícia brasileira seja a que mais mata no mundo. Longe de ser dispersa e espontânea, a violência se revela geográfica e demograficamente concentrada e, portanto, é altamente previsível.

    A boa notícia é que há medidas concretas que os líderes brasileiros no governo, na iniciativa privada e na sociedade civil, podem aplicar para reverter essa assustadora epidemia de violência. Assim como uma doença, pode ser diagnosticada, tratada e curada. Para tanto, é necessária uma abordagem baseada em conhecimento, e não em ideologia. Uma abordagem composta por análise de dados, cumprimento efetivo da lei e ações preventivas. Para que seja sustentável no longo prazo, é necessário que haja real apoio político e financeiro entre os líderes locais e federais. Se aplicadas com seriedade e energia, tais medidas elevariam a segurança de todos os cidadãos.

    Uma abordagem abrangente inclui um policiamento mais inteligente, focado nos pontos em que a violência se concentra. A estratégia a ser traçada precisa ser respaldada por dados e análises confiáveis, incluindo a origem, as rotas de tráfico e desvio de armas e o mal uso de armas e munições.

    Igualmente importante, uma estratégia integrada precisa ter a prevenção da violência letal como prioridade da política de segurança pública. Juntamente com o policiamento, é necessário que haja políticas sociais e econômicas para atender aos jovens, que compõem majoritariamente as vítimas e os perpetradores dos crimes. As ações preventivas devem incluir esforços para controlar e coibir o uso excessivo de álcool e programas para tratar e reabilitar aqueles envolvidos com drogas, em vez de prendê-los, como acontece atualmente. Também é importante usar adequadamente o potencial das novas tecnologias de informação, juntamente com as antigas, inclusive melhorando campanhas de conscientização.

    A violência letal é um termômetro da saúde de uma sociedade e do comprometimento do governo com a garantia de sua segurança e seu bem-estar geral. Sob essa ótica, o Brasil é um paciente doente e nossas autoridades públicas são médicos errantes. É possível darmos fim a essa tragédia. Para isso, é essencial que em 2014 construamos uma política pública abrangente e de longo prazo. Se decidirmos encarar o problema com responsabilidade proporcional ao tamanho do desafio e por meio de uma discussão madura, daremos início à cura.

    Robert Muggah é diretor de pesquisas do Instituto Igarapé e Daniel Mack é analista sênior do Instituto Sou da Paz

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações