Em novembro de 2005, o Espaço Criança Esperança São Paulo iniciou suas atividades na Brasilândia no Clube Escola Oswaldo Brandão, da Prefeitura de São Paulo. Até 2012, promoveu atividades de cultura e esporte visando desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. Como co-gestor do clube, o projeto promoveu a apropriação do espaço público de forma democrática e pacífica, e garantindo diversidade.
Outra contribuição do Espaço Criança Esperança foi o trabalho de fortalecimento da rede de proteção social local, ajudando a articulação do Grupo Intersetorial de Trabalho(GTI), que reúne diversos atores do poder público e da sociedade civil. Esse grupo permanece atuante na região.
A partir de 2013, o público prioritário do atendimento do projeto passa a ser adolescentes e jovens em alta vulnerabilidade e extremo risco, quando as ações do projeto são dirigidas especificamente para o atendimento individualizado e construção de projetos de vida.
Como as demais atuações do Sou da Paz, o projeto se propõe a influenciar políticas públicas de prevenção à violência. Para isso o Espaço Criança Esperança volta suas ações para a construção de metodologias específicas que possam contribuir com as políticas de atendimento existentes para esses adolescentes e jovens. Além disso, promove trocas de tecnologias sociais entre os diversos atores que atuam nessa área e com os debates da agenda pública dessa temática.
O Instituto Sou da Paz permanece com sua atuação com coletivos juvenis, com a finalidade de fortalecer,divulgar e ampliar as redes de grupos mobilizados, e facilitando suas relações com o poder público.