Recuperar senha


Voltar

Recuperar senha


Voltar

Redução de Roubos

O crime de roubo tem grande impacto na sensação de segurança da população, atingindo todas as classes sociais e regiões. Por muitas vezes envolver violência ou ameaça de violência é considerado um crime bastante grave. Atualmente os índices encontram-se elevados com aproximadamente 310 mil registros anuais¹ no Estado de São Paulo, apresentando uma variação de 20% entre os anos de 2013 e 2014. No total foram identificados mais de 725 casos de roubos por 100 mil habitantes no Estado.

O aumento deste crime, observado ao longo de todo o ano de 2014, reforça a necessidade de ações voltadas para a redução, não apenas na região metropolitana, mas no Estado como um todo. Ao analisar a curva de roubo dos últimos três anos, pode-se constatar que a tendência de crescimento não conseguiu ser reduzida ou estabilizada, pelo contrário, aumentou em expressivos 30%. Apenas no ano 2014 o Estado de São Paulo registrou o maior volume de ocorrências de roubos-outros² dos últimos 12 anos...

O Sou da Paz acredita que somente um processo de mudança na forma do desenvolvimento de políticas de segurança pública, que leve em consideração desde o planejamento da ação ao impacto gerado por ela, focada no envolvimento e integração de todas as polícias e em uma atuação mais estruturada, com uso intensivo de investigação e inteligência, será capaz de reverter o acentuado avanço do roubo.

Por esta razão, investir em ações voltadas à diminuição deste tipo de crime é fundamental e, nesse sentido, a manutenção do tema para a 7ª edição do Prêmio Polícia Cidadã vem como um estímulo a mais para reconhecer e fomentar projetos nesta área, indo ao encontro de outras iniciativas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, como o projeto “São Paulo Contra o Crime” e o estudo elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) sobre as ocorrências de roubos em todo o Estado.

 

¹ Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo relativos a roubos-outros, no ano de 2014.

² Roubo-outros é uma categoria que agrupa o registro de todas as ocorrências de roubos exceto os roubos de veículos, como roubo a transeuntes, comércio, residência, em transporte coletivo, a bancos, de cargas e entre outros.