Voltar

30/06/2014

Sou da Paz publica posicionamento sobre uso da força policial

foto_usodaforca_policiaBaseado na pesquisa sobre uso da força nas polícias de São Paulo e Pernambuco, realizada em 2012, o Instituto Sou da Paz elaborou um documento que apresenta seu posicionamento sobre o uso da força pelas polícias. Considerando que a possibilidade de usar a força é o que caracteriza a natureza da atuação policial, é fundamental que a sociedade civil possa debater tecnicamente condições e limites para o seu uso.

A publicação apresenta a visão do Instituto sobre o tema, bem como sugestões concretas para que as polícias usem a força de maneira mais profissional e legítima. O documento pode ser utilizado por diversos públicos, policiais e não policiais. (clique na imagem para ler o documento completo).

“Acreditamos que o tema deve ser permanentemente tratado pela sociedade civil, que pode e deve fazer a discussão sobre os aspectos técnicos do uso da força pelas polícias como contribuição para a maior legitimidade e eficiência das polícias brasileiras”, comenta Carolina Ricardo, analista sênior do Instituto.