Voltar

07/10/2014

Seminário promove troca de experiência sobre juventude em vulnerabilidade

No dia 25 e 26 de setembro aconteceu em São Paulo o II Encontro de Trocas de Tecnologias Sociais, realizado pelo Instituto Sou da Paz através do Programa Criança Esperança, com o tema “Juventude em vulnerabilidade: Rede de oportunidades e projetos de vida”. No evento, diversos especialistas debateram sobre o atendimento a adolescentes e jovens em alta vulnerabilidade e as relações das políticas públicas com as redes de proteção social e comunitárias.

Na mesa de abertura do evento, Billie Weiss, fundadora da Coalizão de Prevenção da Violência, de Los Angeles mostrou os resultados e a importância da articulação de diversos setores do poder público e sociedade civil, numa rede multidisciplinar, para o trabalho sistêmico e integral na redução da violência. Uma experiência de 20 anos que vem sendo realizada com sucesso na Califórnia.

O segundo dia de evento foi voltado para a troca de metodologias de atendimento de jovens em alta vulnerabilidade egressos do sistema de medidas socioeducativas. A experiência dos 3 projetos apresentados deve ajudar ainda na implementação de um programa parecido no estado de São Paulo, a partir de 2015.

Veronica Canale, do programa Sostén da Argentina, e Sofia Montedonico, com o Proyecto Pasos do Chile, falaram dos resultados positivos da implementação dos projetos como políticas públicas para a reinserção desses jovens em seus países.

Carolina Di Giorgio Beck Coordenadora do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Socioeducativo na Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio trouxe a perspectiva da iniciativa brasileira, baseada nos princípios da justiça restaurativa, que funciona em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Confira as fotos: