Voltar

29/10/2013

Proteção escolar é tema de seminário em São Paulo

Seminrio_ViolnciaEscolar_2Cerca de 1,5 mil pessoas estiveram presentes no 2º Seminário de Proteção Escolar, realizado pela Secretaria de Educação em três dias no início de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. O objetivo do encontro, que reuniu educadores e gestores da educação em 20 palestras simultâneas, foi criar um espaço de divulgação de boas práticas e troca de experiências envolvendo todos os setores da sociedade em torno do tema.

O Instituto Sou da Paz participou de um debate sobre violência escolar e a construção do diálogo na sala de aula. “A escola não deve simplesmente punir. Precisamos identificar onde a violência se inicia e procurar soluções pacíficas envolvendo os professores e alunos, a direção e os pais, pois todos são responsáveis pela redução da violência escolar”, ressaltou Beatriz Miranda, coordenadora da área de Prevenção do Instituto Sou da Paz.

Em outra palestra, o projeto Grêmio em Forma, desenvolvido pelo Sou da Paz entre 2001 e 2005, foi uma das boas práticas apresentadas. A iniciativa consiste em estimular a criação de grêmios estudantis como canais de participação dos estudantes no ambiente escolar.

A professora de inglês Ducineia Silva voltou satisfeita para a cidade de Birigui, no interior do Estado: “Muitos professores gostariam de promover grêmios estudantis, mas não sabem como. Todo o conteúdo apresentado e os bons exemplos compartilhados serão de grande ajuda para implementarmos projetos semelhantes em nossas escolas”