Voltar

20/04/2013

Moradores da zona leste se mobilizam e praça ganha iluminação

foto_noticia_pracasilumina051113Após quatro anos do trabalho de revitalização promovido pelo projeto Praças da Paz SulAmérica, e dezenas de reuniões, mobilização e cobranças, os moradores do Lajeado, zona leste de São Paulo, conquistaram o direito da iluminação pública. A praça localizada na Rua Itaberaba-Açu teve os postes de iluminação instalados no dia 31 de março (4 dias após a determinação da juíza, acionando a empresa Ilume).

Os moradores chegaram a acionar a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que moveu uma ação civil pedindo a instalação imediata da iluminação sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

“Depois de tanta luta, essa é mais uma conquista da comunidade, que se uniu e foi diversas vezes à Subprefeitura de Guaianazes e à Defensoria Pública para cobrar nossos direitos. Agora nos sentimos mais seguros para aproveitar a praça até mais tarde com as crianças”, comemora a moradora Dona Nita.

O processo da Defensoria Pública inclui ainda uma indenização de mil salários mínimos que deverão ser revertidos em benefícios diretos na praça, caso o juiz aprove.

“A iluminação da praça é fruto do envolvimento de uma comunidade que teve a coragem e a persistência de pressionar o poder público exigindo seus direitos de terem mais segurança e conforto ao utilizar a praça no período noturno. Todos estão de parabéns”, ressalta Felipe Andrés, assistente de coordenação do Projeto Praças da Paz SulAmérica.