Voltar

29/10/2013

Instituto Fonte vence edital de pesquisa do Sou da Paz

Epaz-edital_resultado_29-10-2013O Instituto Fonte, organização sediada em São Paulo, venceu o edital aberto pelo Instituto Sou da Paz para desenvolver uma pesquisa sobre a trajetória de adolescentes e jovens envolvidos com roubo. A pesquisa deve ter início em novembro e receberá apoio financeiro do Sou da Paz para ser executada.

A comissão avaliadora e a equipe do Instituto Sou da Paz escolheram essa pesquisa por sua consistência metodológica e pela criatividade e ineditismo das perguntas que se propõe a responder. “Temos certeza que a pesquisa vai trazer informações que fujam do senso comum e dos estereótipos que ainda marcam muito o debate a respeito do envolvimento dos jovens com o crime”, afirma a coordenadora da área de Gestão do Conhecimento do Instituto Sou da Paz, Ligia Rechenberg. A pesquisa será coordenada pela professora Sandra Luzia de Souza Alencar e contará com o apoio das pesquisadoras Ana Claudia Marques, Lucia Peixoto Calil e Martina Rillo Otero.

O Sou da Paz recebeu 14 propostas de institutos de pesquisa e pesquisadores bastante reconhecidos, de diversos estados brasileiros. “Todas as propostas tinham altíssima qualidade e atendiam aos critérios do edital; ficamos muito felizes pelo interesse e disponibilidade dos envolvidos”, completa Ligia.

De acordo com a coordenadora, o alto retorno do edital é um reflexo de como ainda existe pouca produção de conhecimento a respeito do envolvimento de jovens com roubos e de como há um interesse por parte de diversos pesquisadores em se debruçar sobre este tema.