Voltar

14/08/2015

Especialistas debatem redução de homicídios no Rio de Janeiro

e-paz_nota_forumO Sou da Paz participou recentemente do 9º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado no Rio de Janeiro entre 28 e 31 de julho. O evento reuniu diversos especialistas na Fundação Getúlio Vargas para compartilhar experiências e estudos acerca do tema "Priorizando a vida: estratégias para redução dos homicídios no país”.

Sistema penitenciário, violência e juventude, letalidade policial, feminicídio e política de drogas foram alguns dos temas debatidos por estudiosos do Brasil e do exterior. O coordenador Bruno Langeani e a assessora sênior Carolina Ricardo, do Instituto Sou da Paz, participaram respectivamente das palestras “Controle de Armas e Redução de Homicídios” e “A investigação de crimes violentos e o ciclo completo de policiamento”.  

“Ter como tema do Encontro a redução de homicídios no país foi extremamente acertado. Essa deve ser a prioridade de uma política nacional de segurança pública, demanda urgente do país. O controle de armas e a investigação de crimes violentos são temas fundamentais dessa agenda”, afirma Carolina.

ONU
O relator especial do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, Juan Méndez, se reuniu com a coordenação do Sou da Paz na última semana para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto. O ativista argentino está no Brasil para avaliar os principais desafios no país com relação à tortura e aos maus-tratos.

Durante sua estada o relator terá reuniões com autoridades, instituições ligadas aos direitos humanos, organizações da sociedade civil e vítimas de tortura em diferentes estados.

A visita de Méndez resultará num relatório final a ser apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em março de 2016.