Voltar

Diadema contrata Sou da Paz para elaborar 3º Plano de Segurança

materia_Diadema_04-11-2013Reportagem publicada pelo jornal ABCD Maior em 28/06/2011:

por Karen Marchetti

Sem licitação e no valor de R$ 78 mil, a Prefeitura de Diadema contratou, pela segunda vez, o Instituto Sou da Paz para elaborar o 3º Plano Municipal de Segurança. Desde maio, a Administração tem feito plenárias e convocado a população para construir coletivamente medidas para contribuir com a redução de criminalidade e melhoria nas políticas públicas. A expectativa do governo é apresentar o Plano e colocá-lo em prática no segundo semestre.

O contrato com o Sou da Paz foi feito em março deste ano e tem vigência por seis meses. A parceria foi feita apenas para elaborar o 3º Plano Municipal de Segurança, onde o processo de elaboração é dividido em três etapas: diagnósticos, consulta popular e o relatório final.

Até agora foram feitas 10 plenárias, quando a população é submetida a duas perguntas: Qual problema do local onde mora? Qual proposta, na sua avaliação, para resolvê-la? E na maioria delas, de acordo com o secretário de Defesa Social Arquimedes Andrade, os moradores têm destacado problemas de drogas lícitas e ilícitas, roubo e furto.

As três últimas plenárias serão realizadas até o próximo dia 06 de julho e depois disso será feita a tabulação das pesquisas e demandas apresentadas pelos moradores da cidade. A expectativa da Prefeitura é apresentar o estudo à população no segundo semestre, provavelmente em agosto.

“O 3º Plano vai mostrar e construir um conjunto de ações de gestão pública e ações que serão feitas integradas com outras forças, como por exemplo, Polícia Militar, Bombeiros entre outros. Algumas ações serão feitas a curto, médio e longo prazo”, explicou o secretário. O Plano de Segurança indica ações para os próximos quatro anos.

Clique aqui para ler a reportagem.