Voltar

Prêmio Polícia Cidadã

O Instituto Sou da Paz desenvolveu uma metodologia de avaliação, reconhecimento e difusão de boas práticas policiais. A cada edição do prêmio, que acontece desde 2003, policiais inscrevem ações que efetivamente resolveram um problema de segurança pública. As melhores práticas são premiadas e disseminadas para que sejam fortalecidas.

O Sou da Paz já realizou 6 edições do Prêmio Polícia Cidadã. Nesse período, mais 40 ações já foram premiadas!

Polícia e Escola

Em 2002 o Sou da Paz implementou o Projeto Polícia Escola, no âmbito do Programa Paz nas Escolas do Governo Federal, cujo objetivo foi desenvolver um curso para soldados, cabos e sargentos atuantes no policiamento escolar.

O curso ofereceu um espaço de reflexão, análise crítica e busca de alternativas para a atuação policial junto à escola. O material do curso está disponível aqui.

Abordagem Policial

Desde 2010 o Instituto Sou da Paz atua em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo com o foco na abordagem policial.

Considerando que a abordagem é uma das estratégias mais utilizadas, que é o principal momento de encontro entre polícia e cidadão e que é uma situação tensa e de riscos para os dois lados, o Sou da Paz realiza diagnósticos para melhor compreender este procedimento e os desafios inerentes a ele; participa de discussões sobre as estratégias de comunicação internas e externas da polícia relativas à abordagem e contribui para a formação dos policiais buscando aprimorar sua capacidade de comunicação.