CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Tratado sobre Comércio de Armas entra em vigor em 24 de dezembro

    23 de dezembro de 2014 às 03:51

    Mais de uma década de campanha depois, o Tratado sobre Comércio de Armas (ATT, no inglês) se tornou lei internacional no dia 24 de dezembro de 2014. Na reta final antes do início de sua vigência, o tratado ainda foi ratificado por países importantes, como Holanda e Polônia.

    O Instituto Sou da Paz, em parceria com outras organizações da sociedade civil, tem trabalhado para ajudar a tornar este tratado uma realidade também no Brasil que, apesar de ter sido um dos primeiros países a assiná-lo na ONU e ser o quarto maior exportador mundial de armas pequenas e leves, ainda não o ratificou.

    A demora do envio do tratado pelo Executivo ao Congresso Nacional, onde encontra-se desde novembro de 2014, impediu que o documento pudesse ser apreciado ainda este ano. No Congresso, o tratado terá que ser avaliado, inicialmente, pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Uma vez aprovado, o tratado se tornará um projeto de decreto legislativo e seguirá para exame nas Comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), antes de ser votado em plenário. Em meados de fevereiro de 2015 o Congresso Nacional deve retomar com o tema.

    Até o momento, 130 países assinaram o ATT, enquanto 60 já o ratificaram. Entre eles, os principais exportadores de armas, como a França, Reino Unido e Alemanha e alguns países latino-americanos como México, Argentina e Uruguai.

    “A entrada em vigor do ATT é um marco histórico no controle de armas em âmbito global. Temos uma grande expectativa de que a vigência do tratado possa contribuir, o mais rápido possível para reduzir a violência armada no mundo”, afirma Ivan Marques, diretor executivo do Sou da Paz. “Agora nossos esforços serão no sentido de agilizar a tramitação do tratado no Brasil, impedindo que fiquemos atrasados nesse processo, enquanto nossos vizinhos lideram uma iniciativa tão fundamental”, finaliza.

    O que é?

    O ATT é o primeiro acordo internacional criado com a finalidade de regular o comércio de armas e prevenir o desvio de armamentos, a fim de reduzir o número de mortes por armas de fogo em todo o mundo. O tratado pretende ainda evitar que as exportações abasteçam grupos criminosos e governos violadores dos direitos humanos em todo o mundo.

    Acompanhe no fluxograma abaixo em que fase está o processo no Brasil:

    Confira o vídeo  que explica como funciona o Tratado sobre comércio de Armas: https://www.youtube.com/watch?v=6AMNanlH10M

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações