CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Sou da Paz esclarece mitos sobre a redução da maioridade penal

    27 de maio de 2015 às 03:33

    O tema da redução da maioridade penal desperta debates de todas as esferas, além de polêmicas. Para contribuir com as discussões o Instituto Sou da Paz lança “Mitos e Fatos Sobre a Redução da Maioridade Penal”, onde reúne dados concretos que desconstroem mitos e a eficácia do endurecimento das penas para inibir a participação de adolescentes nas práticas delitivas. 

    Com informações nacionais e internacionais o documento esclarece, entre achismos e comprovações, alguns pontos importantes que aquecem os debates.  Confira alguns mitos e verdades:

    Você acha que na maioria dos países desenvolvidos a maioridade penal para adolescentes e jovens infratores é menor que 18 anos? MITO!

    maioridade penal é aquela a partir da qual o indivíduo que comete crimes será julgado como adulto. Em países como Inglaterra, Holanda, França, Alemanha e Espanha ela é fixada em 18 anos ou mais.

    Já a responsabilidade penal é a possibilidade de adolescentes serem responsabilizados por seus atos no sistema de justiça juvenil. No Brasil, a partir de 12 anos os adolescentes são acompanhados pelas medidas socioeducativas, que compreendem que o ato infracional não está vinculado somente àquele que o pratica, mas, também, à sociedade da qual fazemos parte.

    Clique aqui para ler a pesquisa completa.

    O Sou da Paz é contra a redução da maioridade penal e tem destacado que endurecer a punição dos jovens em conflito com a lei NÃO vai resolver o problema da violência no Brasil!

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações