CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    Seminário na Costa Rica reúne especialistas em Segurança Pública

    23 de setembro de 2013 às 04:21

    O Instituto Sou da Paz participou do Seminário “A segurança pública na América Latina. Múltiplas dimensões e dilemas políticos”, em San José, Costa Rica, entre os dias 2 e 3 de setembro. Organizado pelo Centro de Estudos na Segurança Cidadã (CESC) do Instituto de Assuntos Públicos da Universidade do Chile, em conjunto com o Município de Santa Ana, contou com a colaboração do Centro de Investigação para a Prevenção da Violência (CIPREVI).

    O seminário buscou analisar e intercambiar informações relevantes na área de gestão política da segurança na América Latina, discutindo ferramentas que permitam aos funcionários dos governos centrais e locais e de organizações afins desenvolver uma gestão eficaz e eficiente na área de segurança pública.

    A coordenadora de Sistemas de Justiça e Segurança Pública do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo, participou da mesa sobre gestão local das políticas de segurança expondo o caso brasileiro de inserção do município na segurança pública, com seus avanços e desafios. “É importante chamar a atenção para a participação do município no desenvolvimento de políticas públicas de segurança para que desenvolva sua própria autonomia e participe cada vez mais na implementação dessas políticas”, afirma Carolina.

    Segundo a coordenadora, o gestor local deve assumir a segurança pública em nível local como uma prioridade na agenda. Assim, os recursos federais passariam a ser complementares e não definidores de uma política municipal. “Precisamos exigir uma mudança legal ampla que estabeleça claramente o papel do município na segurança, em conjunto com a competência dos estados e do governo federal com a criação de um verdadeiro sistema único de segurança pública.”, completa Carolina.

    O evento reuniu gestores e especialistas de diversos países latino americanos e integrou reflexões acadêmicas com experiências concretas de políticas de segurança pública. Além da gestão local das políticas de segurança pública, foram discutidas a reforma da polícia, a política de drogas na América Latina e prevenção da violência juvenil.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações