CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    MATÉRIAS

    ONGs sugerem plano para redução de homicídios

    Matéria publicada no Jornal da Paraíba, dia 29 de agosto de 2014

    Katiana Ramos
    A criação de um Plano Nacional de Redução de Homicídios focado na integração policial e ações em territórios com maior incidência de violência letal é uma das propostas da ‘Agenda Prioritária’, elaborada pelo Instituto Sou da Paz, pesquisadores em Segurança Pública e outras Organizações Não Governamentais (ONGs).

    Para elaborar as propostas da Agenda Prioritária, que será encaminhada aos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais, os pesquisadores consideraram dados sobre a violência no Brasil. No caso dos assassinatos, foi analisado quantidade deste tipo de crime e as taxas para cada 100 mil habitantes entre os anos de 2007 a 2012. Em relação a esse recorte de tempo, o número de homicídios na Paraíba cresceu progressivamente até 2011, somando 6.227 mortes.

    Em 2012 houve uma redução de 5,6% em relação aos casos registrados no ano anterior. Contudo, a taxa de assassinatos continuou alta no Estado em 2011, com 40,1 mortos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto que no país, o índice registrado neste mesmo ano foi de 30 mortes para cada 100 mil habitantes.

    Dentro do Plano Nacional de Redução de Homicídios, a proposta elaborada pela ONG é que os governos estaduais priorizem as investigações policiais. “O problema da violência precisa de soluções racionais. A primeira coisa é fazer uma revisão das responsabilidades federativas, até para ter um Plano Nacional e que tenham condições de cobrar indicadores e metas”, explicou a analista sênior do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo.

    Ainda como propostas aos gestores governamentais, a Agenda Prioritária sugere estratégias para uma melhor integração entre as polícias estaduais (Civil e Militar) e federais (Federal e Rodoviária Federal), além de mudanças no sistema prisional.

    PROGRAMA

    O delegado-geral adjunto da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Isaías Gualberto, informou que o programa “Paraíba Unida pela Paz” tem como foco principal as ações para a redução de homicídios, como ampliar o número de delegacias especializadas e áreas integradas para a atuação da Polícia Civil.

    “Nós criamos núcleos de Delegacia de Homicídios em Bayeux e Santa Rita. Somente nesta última cidade nós prendemos mais de 60 homicidas no primeiro semestre deste ano. Em João Pessoa, nós conseguimos cumprir mais 166 mandados de prisão e indiciamos mais de 240 pessoas por homicídio, nesse mesmo período”, afirmou o delegado-geral.

    Mesmo com a reformulação nas Delegacias Especializadas de Crimes contra a Pessoa e a redução no número de homicídios registrados de 2011 para 2012 de 5,6%, Isaías Gualberto lembrou o número de ocorrências deste tipo ainda é considerado alto na Paraíba. “O problema de homicídios não é só de polícia”, alegou.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações