CONTATO

Entre em contato pelo telefone
(11) 3093-7333, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; pelo e-mail atendimento@soudapaz.org, ou envie uma mensagem por meio do formulário a seguir:


Assessoria de Imprensa

Envie seu pedido de informação ou entrevista, com prazo, para
imprensa@soudapaz.org


    NOTÍCIAS

    INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O “PROGRAMA DE JORNALISMO DE DADOS DE SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS” EDIÇÃO NORDESTE

    10 de maio de 2021 às 11:33

    Voltado para jornalistas e comunicadora/es das periferias dos estados da região Nordeste, serão quatro oficinas e, ao final, participantes contarão com mentoria do Instituto Sou da Paz

    Estão abertas até 23 de maio as inscrições para o “Programa de Jornalismo de Dados de Segurança Pública e Direitos Humanos” voltado exclusivamente para jornalistas e comunicadoras/es que atuam nas periferias dos estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e que já cobrem ou possuem interesse em cobrir as diferentes violações de direitos humanos na segurança pública.

    O programa é composto de quatro oficinas práticas que acontecerão nos dias 21 e 22 de junho, 1º e 2 de julho, das 9h às 12h, e terão como foco o acesso e a construção de reportagens com dados de segurança pública nos níveis nacional, estadual e local e como obter informações por meio de pedidos utilizando a Lei de Acesso à Informação (LAI).

    Acesse o regulamento

    Inscreva-se!

    Ao final do ciclo, as/os jornalistas poderão participar de um programa de mentoria no qual irão trabalhar uma proposta de pauta com base na coleta ou solicitação de dados a seu critério. Para isso, contarão com o apoio e assessoria da equipe técnica do Instituto Sou da Paz e receberão atendimento individualizado para acessar dados públicos ou sigilosos para construir um conteúdo a ser publicado na mídia de seu coletivo, ampliando seu conhecimento de forma prática.

    O objetivo do programa é facilitar que os jornalistas ampliem de forma prática seu conhecimento sobre como acessar fontes oficiais de dados de segurança pública e como solicitar dados ainda não disponíveis ao público, fortalecendo o trabalho de cobertura de seus coletivos e mídias. Serão abordadas as principais fontes e como acessar dados nacionais, estaduais e locais e como demandar do poder público transparência de dados sigilosos de interesse público no âmbito da segurança.

    Por conta da pandemia da Covid-19, todo o programa será desenvolvido de forma online e remota e será emitido certificado às/aos jornalistas que participarem de todas as etapas.

    O programa é realizado pelo Instituto Sou da Paz com apoio do National Endowment for Democracy (Fundo Nacional pela Democracia) dentro do projeto que pretende debater a importância de defender uma segurança pública democrática, além de fortalecer o trabalho de jornalistas de jogar luz aos aspectos autoritários e anti-direitos humanos das políticas de segurança pública atuais e pautar a construção de uma segurança pública pautada pela democracia e pelos direitos humanos.

    QUER FAZER PARTE?

    APOIE O SOU DA PAZ

    A Paz na Prática acontece com você.

    Cadastre seu e-mail e receba nossas comunicações