Voltar

30/09/2015

Sou da Paz cria ferramenta inédita sobre as armas de fogo no Brasil

Durante os meses de setembro e outubro a Matilha Cultural, em São Paulo, será palco da mostra “Setembro Verde: Jovem Negro Vivo”, iniciativa da Anistia Internacional que traz gratuitamente para o centro da capital paulista uma exposição com programação de cinema e ciclo de debates que contarão com a presença do Instituto Sou da Paz.

O evento visa chamar atenção aos altos índices de homicídios, em especial entre jovens negros. No dia 13 de outubro será a vez do Sou da Paz promover o debate “Os Jovens e as Armas de Fogo”, com o lançamento do site “Retrato da Violência Armada no Brasil”, uma ferramenta que busca informar o grande público sobre o panorama da violência armada no país de maneira visual e interativa. 

O Retrato, que será atualizado periodicamente, trará informações sobre o período de 2003 a 2013 e destaca que 71% dos homicídios no país são cometidos com armas, contra uma média mundial de 40%. “O nosso intuito é que as informações norteiam o desenho e a implementação de planos de atuação eficazes no enfrentamento da violência”, diz Ivan Marques, diretor executivo do Sou da Paz.

“Este novo projeto, além de beneficiar pesquisadores e a população em geral, também impulsiona o debate sobre projetos de lei que visam enfraquecer o Estatuto do Desarmamento, que recentemente ganharam força na Câmara dos Deputados.  Ao flexibilizar as normas para a compra, posse e o porte de armas, colocaremos a vida dos brasileiros em risco”, finaliza Marques.

Clique aqui e confira a programação completa da mostra “Setembro Verde: Jovem Vivo Morto”.

  esteeeeeee