Voltar

22/07/2015

São Paulo nega dados a levantamento nacional sobre presídios

O jornal Folha de S. Paulo publicou hoje (22), na coluna de Mônica Bergamo, uma nota sobre a falta de dados atualizados dos presídios paulistas no balanço mais recente do Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias) elaborado pelo Departamento Penitenciário Nacional e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A Rede Justiça Criminal, da qual o Sou da Paz faz parte, enviou uma carta  à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) cobrando o envio imediato dos dados prisionais paulistas, ressaltando a gravidade da postura do órgão em omitir informações tão fundamentais para o debate acerca do sistema prisional brasileiro, principalmente pelo fato de o estado concentrar cerca de 1/3 dos presos do país.

“A tácita e inaceitável recusa de São Paulo ao preenchimento do instrumento de coleta, por significar a omissão de dados acerca de aproximadamente 220 mil pessoas, obscurece o diagnóstico do país, distorce os resultados do levantamento, obstrui o acesso à informação, tolhe o debate público e inviabiliza o aperfeiçoamento da política penal paulista - e brasileira”, diz um trecho da carta.

bergamo